terça-feira, 1 de setembro de 2009

Texto II


A influência da família é fator determinante, como explica o psicólogo Gilberto Ferreira, mestre pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e o doutor pela Universidade de São Paulo (USP). “A criança começa a observar o comportamento dos pais desde muito cedo, e com isso percebe que situações de alegria e prazer estão relacionadas ao consumo de álcool. No decorrer de sua vida, repetirá esse comportamento, relacionando-o sempre às situações de descontração, desafio e coragem, nunca a um vício.” Além dessa influência, outros fatores podem levar ao consumo abusivo do álcool, como nos revela a psicóloga Sonia Regina Solano Paes Breda, do Centro Terapêutico Viva, um centro de recuperação de dependentes químicos. “Curiosidade latente, aceitação em um grupo de amigos, diversão, liberdade, desafio e autonomia dos pais são fatores determinantes. Logo esse hábito de beber para se alegrar e descontrair acaba virando o motivo maior de sua felicidade e até se tornando um refúgio para seus problemas.”

12 comentários:

  1. os pais nao influenciam,o adolesente ou a criança comsome o alcool por curiosidade.
    themes e carolina 1°F

    ResponderExcluir
  2. Para mim os pais não são o fator principal de uma criança começar a beber,e sim a falta de orientações que os pais deveriam dar ao seu filhos.
    Um dos fatores principais é que vários adoleçentes bebem para serem aceitos em um grupo social.
    Gleicielle,Lívia Karen
    1°F

    ResponderExcluir
  3. tem ki bater num pai ki insina um fi a beber
    sem alcool é bem melhor!!!

    ResponderExcluir
  4. Comcordo que a familia e sim uma influencia para adolecentes porque o que aprendemos dentro de casa levamos com a gente pra rua. Acho que os pais deveriam comversar melhor com os filhos e tambem dar mais exemplos.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que a família influencia sim, pois na maioria das vezes o adolescente bebe por influência da família ou por ver o uso excessivo dentro de casa. Eu já vi um exemplo, a família do meu ex fuma, dae agora ela deu pra fumar também -.-' é um caso de influência :D
    Ainda bem que minha mãe me joga pra longe do álcool e meu pai nem bebe :D

    Caroline e Marina 9º A

    ResponderExcluir
  6. hoho alcool nem rola
    Gustavo D. Menezes 9ºB

    ResponderExcluir
  7. Os pais nunca influencia seus filhos a beberem .
    Eles bebem por ver todos seus amigos bebendo e isso influencia uma criança ou adolescente a beber e eles tem curiosidade sobre a bebida e eles bebem para entrar no grupo de amigos .


    Hesdra Leonel e Lara Shelby 9º A

    ResponderExcluir
  8. Achamos que os pais nao enfluenciam seus filhos a beber e sim os filhos que bebem...
    Os filhos podem ver sim seus pais bebendo ou usando drogas mais grande parte fazem isso porque querem...

    Melissa Assunção e Kamilla Silva...
    9ºB

    ResponderExcluir
  9. Acho que a bebida é um erro na vida dos jovens,pois ela vicia , causa problemas de saúde,as vezes esse vicio se inicia dentro de casa mesmo por falta de pulso firme dos pais,por falta de um não.E acho que ninguém precisa beber para se sentir feliz, pois no momento em que esta bebendo pode ate sentir-se bem mas e depois?

    Mônica 9ano B matutino.

    ResponderExcluir
  10. A familia pode sim nos influencia a beber mas não devemos nos deixar cair em tentação devemos saber mostra o que a bebida pode nos trazer.

    alunas:julia cristina e laryssa tielly

    serie:9°B

    ResponderExcluir
  11. e a influencia da familia influencia muito na educação dos seus filhos por que a familia e tudo para genti

    aluno;jamilton; serie ; 9ºA ;turno;matutino

    ResponderExcluir
  12. As crianças sempre crescem se espelhando nos seus pais (ou outras pessoas mais velhas), onde o consumo de álcool pode se tornar um fato determinante na vida dessas crianças. Crianças que veem seus pais embriagados e felizes tendem a querer se embriagar também para se tornarem mais felizes...


    Aluno: Tacio Moreira de Queiroz

    Série: 3º "G"

    ResponderExcluir